Sou manezinho nascido na maternidade Doutor Carlos Corrêa, filho de José e Ana, ele pedreiro e ela cozinheira. Cresci na periferia, entre a cidade e a roça, tendo a bicicleta como companheira desde a infância. Sempre estudei em escola pública. Fiz o ensino médio no Instituto Estadual de Educação, quando também comecei a trabalhar.
Me formei engenheiro agrônomo na Universidade Federal de Santa Catarina, onde ainda concluí o mestrado em Agroecossistemas, com ênfase em tecnologia e gestão social. Entrei na política em 2016, quando fui eleito para o cargo de vereador em Florianópolis. Fui reeleito em 2020, como o mais votado. Em 2022, fui eleito deputado estadual com 40.329 votos, também o mais votado de Florianópolis.
Além de candidato a prefeito de Floripa, sigo como deputado estadual e presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. As principais áreas de atuação do nosso mandato são ecologia e justiça social. Como vereador, aprovei mais de 20 leis, como da Compostagem, Política Municipal da Agroecologia e Produção Orgânica, Floripa Zona Livre de Agrotóxicos e Direitos da Natureza. Essa última lei virou uma referência internacional e a apresentei na ONU em 2022.
Antes de entrar na política, eu já era um ativista pelas causas que trabalho hoje. Fui presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina, vice-coordenador do Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos e conselheiro da Associação Slow Food Brasil. Também atuei durante muitos anos no Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro), tendo sido cocriador do projeto Revolução dos Baldinhos, com foco em compostagem e agricultura urbana.
Leia nosso plano de governo
Acompanhe e conheça as propostas do Marquito pelas Redes Sociais